BRINCAR, CRESCER E VIVER COM ALEGRIA

Sobre o projeto

Promover a integração e o desenvolvimento integral das crianças a partir de atividades lúdicas e significativas utilizando os brinquedos do parquinho como objetos ativos neste processo, oportunizando lhes momentos de brincadeiras, aprendizagem e interação com o meio onde estão inseridos de uma forma lúdica e prazerosa. Esses brinquedos contribuirão para a formação integral e significativa, assim como, a socialização e aprendizagem, pois, brincar é essencial no processo de desenvolvimento das crianças. <br /> O Centro de Educação Infantil Turma da Monica tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral, pleno e significativo das crianças, respeitando todas as condições, priorizando o cuidar e o educar de uma forma prazerosa, lúdica e de qualidade, onde todos possam ter a oportunidade de se desenvolver ativamente no meio em que estão inseridos. Sendo assim, as crianças têm a oportunidade de desenvolver-se como cidadãos de direitos e deveres, em um ambiente seguro e de qualidade, onde o cuidar e o educar caminham lado a lado neste processo. O projeto surgiu da necessidade de propor as nossas crianças um ambiente diferente, lúdico e prazeroso, onde possam brincar e crescer com alegria, desenvolvendo-se integralmente. Além de proporcionar o contato com brinquedos variados e atrativos. Acreditamos que esse Projeto contribuirá com o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e da fantasia, contribuindo com as habilidades motoras e cognitivas, aprimorando a interação social, a produção de cultura e o aprendizado de regras, desta forma o aprendizado será pleno, significativo e prazeroso. <br /> Os brinquedos são considerados importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças. Através do brincar, a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, visto que aprende, experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações e constrói autonomia de ação. . Ao brincar, a criança se relaciona com outras crianças, sendo capaz de perceber-se com um “ser” no mundo numa relação entre o que é pessoal (interior) e o que é do grupo (realidade externa). Portanto, o brinquedo é uma atividade que permite o ingresso no mundo da imaginação e no mundo das regras e que deve ser a atividade privilegiada nas instituições de educação infantil. Mostrar-se-á que o brinquedo completa o mundo mágico infantil, pois é uma das principais formas de brincar do ser humano, uma autodescoberta e vivências da própria criança, partindo da percepção de seus limites e de suas possibilidades, explorando seu ambiente através de suas brincadeiras de uma maneira saudável e produtiva, contribuindo assim, para a integração de suas primeiras experiências culturais. O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ela precisa brincar para crescer. Segundo Piaget (1989), a maneira de a criança assimilar (transformar o meio para que este se adapte às suas necessidades) e de acomodar (mudar a si mesmo para adaptar-se ao meio) deverá ser sempre através do lúdico. Em relação à atividade escolar, a mesma deverá ser uma forma de lazer e de trabalho para as crianças. Com isso, os brinquedos tornam-se recursos didáticos de grande aplicação e importância no processo ensino-aprendizagem. A criança aprende melhor brincando e todos os conteúdos podem ser ensinados através das brincadeiras, ou seja, em atividades predominantemente lúdicas.

Resultados

Esperamos com a contemplação do projeto proporcionar as crianças e toda comunidade escolar melhores condições para o desenvolvimento pedagógico das atividades planejadas, contribuindo assim para momentos de alegria e diversão, proporcionando um aprendizado saudável e de qualidade, onde as crianças possam desenvolver-se integralmente, integrando-se e socializando-se no meio onde estão inseridas, de uma forma prazerosa e significativa, crescendo, aprendendo e brincando.

domain

CEI TURMA DA MÔNICA

map-marker

Palmitos/SC

calendar-range

Mai/2019

finance

R$ 7.000,00