“POSSIBILITAR A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO ATRAVÉS DO BRINCAR”.

Sobre o projeto

O Centro de Educação Infantil Cinderela, pretende adquirir brinquedos recreativos e educativos para a área coberta da escola, atendendo assim aos 129 alunos que frequentam o ambiente escolar. Não possuímos brinquedos para serem utilizados em dias de chuva na área coberta da escola, sendo que o espaço da sala de aula é pequeno, portanto precisamos fazer uso do espaço externo para que assim os educandos se divirtam e se desenvolvam. Nos dias em que não podemos usar o parque externo em função do clima, enfrentamos dificuldades em desenvolver atividades recreativas que envolvam todos os educandos em virtude do espaço. Acreditamos que o brincar e a brincadeira são componentes construídos, que irão auxiliar a criança a entender a si mesma e o universo cultural em que está inserida, por isso da importância de planejar ambientes lúdicos adequados as necessidades e interesses da criança.

Resultados

O valor solicitado se justifica pela grande importância que as atividades realizadas em áreas livres tem sobre o desenvolvimento da criança. Nossos alunos na maioria permanece em torno de 9 à 12 horas na escola, sendo composta em turmas: Maternal I, Maternal II, Maternal III, Pré I e Pré II, nesse sentido precisamos disponibilizar de diversos ambientes educativos que envolvam e desenvolvam os conhecimentos dos mesmos. Um parque que atenda a diversas especificações como: plenitude com espaços que aconchegam e outros que desafiam, espaços para brincar sozinho, para olhar e explorar, outros para brincadeiras coletivas, para correr e escalar.<br /> Sabe-se que a Educação Infantil hoje é considerada um grande desafio e nessa nova perspectiva e para a maioria das crianças, a instituição de Educação Infantil passa ser a única referência, em termos de espaço físico em que ela pode brincar com segurança usufruindo de diversas áreas de recreação, interagindo com seus pares e é justamente neste contexto educativo que a criança pode vir a se desenvolver de modo a promover a integração entre os aspectos: físicos, emocionais, cognitivos, sociais, culturais e especialmente motores. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade da autonomia. (...) Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver as capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e da experimentação de regras e papéis sociais.” (RONEI, 1998:22). O brincar livre seria exploração inicial das crianças sobre o ambiente e objetos que estão disponíveis. Neste momento as crianças em conjunto (ou não), organizam como, onde e quem irá brincar, a partir daí se divertem da forma que definirem. Por meio do brincar livre, exploratório, as crianças aprendem sobre situações, pessoas, atitudes e respostas, materiais, propriedades, texturas, estruturas, atributos, visuais e sinestésicos. (MOYLES. 2002:33). A hora de brincar no ambiente externo da escola é o momento mais querido e esperado do dia letivo para os alunos. Toda a excitação e felicidade é simplesmente um reflexo de ser um tempo livre para a criança, um momento de liberdade. Os alunos podem brincar em qualquer lugar, de qualquer forma e com quem eles quiserem. O significado do brincar vai além do de se divertir. Brincar capacita a criança a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se em situações que são relevantes e significativas para elas. Ao brincar, os alunos não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas, principalmente, as suas competências emocionais e sociais. Sair da sala de aula e estar livre para usufruir de um espaço com brinquedos nos dias em que não podemos usar o parque de areia e brita vai ser de grande relevância para as crianças.

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CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CINDERELA

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Maravilha/SC

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Abr/2020

finance

R$ 10.000,00