A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sobre o projeto

SÍNTESE DO PROJETO<br /> Ler é viajar no mundo da imaginação! A leitura amplia o vocabulário, desenvolve a oralidade, possibilita conhecer o universo da escrita e contribui na construção do conhecimento integral da criança. Quando Ela ouve uma história tem informação, tem lazer, imagina situações, tem oportunidade de desenvolver sua capacidade criadora, porque as histórias permitem o uso da fantasia, da imaginação que na faixa etária que ela se encontra são predominantes. O ato de ouvir e contar histórias contribui e oferece ao desenvolvimento infantil várias possibilidades de aquisição do conhecimento. Somente iremos formar alunos que gostem de ler e que tenham uma relação prazerosa com a literatura se proporcionarmos a elas, desde muito cedo, um contato frequente e agradável com a leitura como prática social.<br /> A prática da leitura se faz necessária a qualquer cidadão por ampliar a visão de mundo ao inserir um leitor competente em nossa sociedade, possibilitando também a vivência de emoções, exercendo o mundo da fantasia e o da imaginação. Cabe ao professor o papel de mediador, sendo o responsável em inserir a criança neste universo simbólico desde o início da escolarização, criando condições para que a criança seja estimulada em sua imaginação, em seu desenvolvimento, ampliando seu repertório de palavras e em sua formação enquanto ser humano.<br /> Segundo Freire (1981) ninguém começa a ler a palavra, pois a primeira coisa que temos a nossa disposição para ler é o mundo, ao trazer conosco nossa experiência de vida. Ainda ressalta a importância de realizarmos uma leitura crítica e afirma que o gosto pela leitura se desenvolve a partir do momento em que os conteúdos estejam de acordo com nossos interesses e necessidades. Sendo assim o autor nos leva a pensar que:<br /> [...] de alguma maneira, porém, podemos ir mais longe e dizer que a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por certa forma de “escrevê-lo” ou de “reescrevê-lo”, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente. (PAULO FREIRE, 1981, p.13)

Resultados

Quanto mais cedo se incentivar o aprendizado da leitura, maior a chance de termos bons leitores futuramente. É importante mostrar e oferecer livros ricos em informações para propagar curiosidades e expandir os conhecimentos dos pequenos leitores, mesmo que essa leitura seja feita por um educador, as crianças fazem sua própria leitura visual, interpretativa e imaginária.<br /> A escolha deste tema se deve em função da grande necessidade de formar bons leitores. Proporcionando ambientes e momentos de contato com os livros desde cedo, as crianças terão mais vontade e interesse pelo mundo encantado da leitura.<br /> Portanto a nossa meta durante este período é colocar a criança em contato direto com o mundo mágico da leitura, oportunizando-lhes não apenas obtenção de informações necessárias hoje e em seu futuro, mas proporcionando-lhes o prazer da descoberta através dos diversos tipos de literatura, respeitando a faixa etária de cada um.<br /> Para a concretização deste projeto que é de aproximar as crianças ao universo da leitura e formar bons leitores, se faz necessário a criação de uma BIBLIOTECA com acervo Literário diversificado, prateleiras para sua organização, tapetes e almofadas para tornar este local acolhedor e prazeroso.<br /> Também se faz necessário a aquisição de um computador para a BIBLIOTECA. A escola não dispõe de uma Biblioteca e por meio deste Projeto estaremos concretizando um sonho, que será muito útil e que terá sequência nos próximas anos.

domain

EMEI Pedacinho do Céu

map-marker

Taquaruçu do Sul/RS

calendar-range

Ago/2020

finance

R$ 7.000,00