Sobre o projeto
Com a implantação do Novo Ensino Médio, possibilitou-se a criação de laboratórios nas escolas, sendo ferramentas nas quais os alunos terão oportunidades de vivenciar práticas pedagógicas diferentes daquelas que estavam acostumados a ter. Nessa nova proposta de ensino, os laboratórios tornaram-se realidades cada vez mais frequentes nas redes de ensino. Um dos objetivos do laboratório de Humanas é o de melhorar e tornar mais criativas e interessantes as aulas das disciplinas relacionadas às Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Em tempos modernos e tecnológicos obrigam os professores a saírem de sua zona de conforto e se reinventarem, buscando inovações em suas aulas, já que essa geração conectada com o celular não se contenta apenas com o livro e o caderno. Um dos desafios dos docentes que atuam nessas disciplinas, que são conhecidas por serem bastante teóricas, é o de torná-las mais atrativas, práticas e divertidas. Nesse sentido, torna-se necessário utilizar metodologias diferentes, com materiais que vão além do livro didático. No campo das humanas temos várias possibilidades de jogos de tabuleiros específicos dos conteúdos que darão esse apoio.
Resultados
As Ciências Humanas ajudam a construir um conhecimento mais crítico e reflexivo da sociedade como um todo. Através delas estudamos as complexidades e peculiaridades da sociedade humana, procurando compreender suas relações, suas criações e os fenômenos sociais, históricos e culturais que a compõem. Sendo essa área muito teórica, com este projeto pretende-se trabalhar os conteúdos de forma mais lúdica e dinâmica através de jogos de tabuleiros, melhorando e contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem de todos os nossos estudantes indiferente do nível de ensino ou suas dificuldades. Todos os jogos de tabuleiros selecionados pelas professoras são específicos para além da exploração dos conteúdos das disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia buscar o desenvolvimento de habilidades. Os jogos de tabuleiro estimulam e desenvolvem habilidades essenciais para a criança, o adolescente e o jovem como: comunicação verbal, o raciocínio lógico, a atenção, a concentração e a interação social. Eles ajudam também no fortalecimento da paciência e do respeito, características necessárias para o desenrolar da atividade. Tornar o laboratório de humanas atrativo é "essencial"
Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen
Águas de Chapecó/SC
Jun/2023
R$ 3.500,00