HORUS VISÃO PARA O FUTURO PINHALZINHO

Sobre o projeto

Reconhecendo a importância das atividades, propostas no fator de promoção social e fundamentos de acesso a uma melhor qualidade de vida, o público alvo é composto por crianças e adolescentes que estão à margem da sociedade. Os programas e projetos desenvolvidos pelo Instituto Horus, buscam dentro deste contexto de vulnerabilidade social, fomentar e fornecer serviços para garantir por meio do esporte e da educação tecnológica e inovadora a convivência social e comunitária, objetivando o desenvolvimento de habilidades e a prevenção de uso de substâncias psicoativas, bem como o acesso a criminalidade. Na cidade Pinhalzinho- SC, com área Territorial de 128,726 km², população estimada de 20.712 pessoas, Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) é 0,783, em 2010, o que situa esse município na faixa de Desenvolvimento Humano Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799). A dimensão que mais contribui para o IDHM do município é Longevidade, com índice de 0,886, seguida de Renda, com índice de 0,758, e de Educação, com índice de 0,716. No mesmo ano, a proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental é de 96,18%; a proporção de jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo é de 70,02%; e a proporção de jovens de 18 a 20 anos com ensino médio completo é e 61,27% (IBGE, 2020), desta forma é dever de todos fomentar o desenvolvimento de atividades que promovam a educação, elevando assim os índices de desenvolvimento no município e a permanência cada vez maior com qualidade de crianças e adolescentes em ambiente escolar e em atividades recreativas. De acordo com organização Atlas Brasil, na cidade de Pinhalzinho- SC, a condição de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes entre a idade de 06 a 14 anos fora da escola é de 0,83%. Já o percentual de crianças extremamente carentes no município é de 2,07% dos indivíduos, com renda familiar abaixo de R$ 70,00. Na dimensão de famílias vulneráveis à pobreza, 9,64% dos indivíduos têm renda familiar igual ou inferior a R$ 255,00 mensais. Com esses dados é possível identificar que é possível realizar trabalhos visando a melhora destes indicadores, possibilitando melhor qualidade de vida às crianças e adolescentes e fomentando atividades que possam agregar no seu desenvolvimento. A proposta do Instituto Horus é justamente esta, atuar com atividades no contraturno escolar, proporcionando às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, atividades que possibilitem o crescimento e o desenvolvimento pessoal, bem como evitar a ociosidade e acesso a atividades que possam prejudicá-las. A infância é a época decisiva para que o corpo e a mente se acostumem com a prática de exercícios físicos e cognitivos. Com isso, é de grande importância a presença de atividades que incentivem jogos mentais e criatividade, contribuindo de forma efetiva na formação do estudante e do caráter da criança, melhorando a saúde e a qualidade de vida. A prática do supercérebro é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e coordenação motora das crianças e adolescentes. O objetivo do projeto é garantir por meio da educação inovadora e tecnológica a convivência social e comunitária, objetivando o desenvolvimento de habilidades e a prevenção ao uso de substâncias psicoativas, bem como o acesso à criminalidade. Constituindo um espaço de convivência, formação, cidadania e desenvolvimento sociocultural. Já os objetivos específicos são desenvolver a socialização entre crianças e adolescentes, propiciar por meio da educação inovadora, conscientizar os alunos de que com as escolhas certas a vida pode ser diferente, elevar a autoestima e autoconfiança, apoio socioeducativo, desenvolver o movimento, inteligência e o sentimento, libertar crianças e adolescentes do mundo de restrições, desenvolver vivência lúdica através do esporte e lazer, inclusão digital para crianças e adolescentes, relação metodológica participativa na conscientização dos alunos, promoção da intergeracionalidade na geração da autoestima e autoconfiança, respeito e valorização da diversidade cultural, desenvolver aspectos lógicos, liderança, sociabilidade, cooperativismo e estratégia através da educação inovadora, propiciar a inclusão para a auto-organização, pessoal e comunitária. As atividades do Supercérebro, tem como objetivo, o desenvolvimento cognitivo, raciocínio lógico, cálculo mental. Concentração, empreendedorismo, cooperativismo, tomada de decisão, estratégia e sociabilidade. Aulas de Soroban, cálculo mental, jogos e núcleos de aprendizagem com enfatização dos cuidados com a cidadania, educação ambiental, saúde, relações interpessoais e projeto de vida. Este projeto se justifica pela importância das atividades, visto todo abalo psicológico causado em decorrência do coronavírus e da impossibilidade das famílias em pagar atividades extras aos filhos devido à crise econômica que está sendo gerada, e a inserção de adolescentes em atividades ligadas a transformação digital, visto este novo cenário mundial no qual ela é cada vez mais necessária.

Resultados

As atividades do Super Cérebro, tem como objetivo, o desenvolvimento cognitivo, raciocínio lógico, cálculo mental, concentração, empreendedorismo, cooperativismo, tomada de decisão, estratégia e sociabilidade. As aulas de Soroban envolvem cálculo mental, jogos e núcleos de aprendizagem enfatizando os cuidados com a cidadania, educação ambiental, saúde, relações interpessoais e projeto de vida.

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IHFES

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Pinhalzinho/SC

calendar-range

Jun/2021

finance

R$ 3.955,85