Sobre o projeto
O Projeto Fênix surgiu em 2015, a partir do desejo de contribuir com a formação de crianças por meio de técnicas de teatro com vistas a civilidade. No primeiro ano, as atividades foram desenvolvidas no município de Nova Erechim-SC, em parceria com o poder público municipal. Desde 2016, as atividades do projeto são realizadas em Saudades-SC, sem vínculo com o poder público ou outra instituição. <br /> Várias vidas foram tocadas pelos ensinamentos do Projeto Fênix. Diretamente, as crianças e indiretamente as famílias, colegas, professores, sociedade em geral que convive com elas. As linhas de atuação centram-se em valores, autoestima, comunicação criativa. A inspiração ao nome Fênix deve-se ao pássaro lendário da metodologia grega, que morria, mas depois renascia das próprias cinzas, assim tornou-se um símbolo de força, da imortalidade e do renascimento. Transpondo a simbologia para a intenção do projeto, acredita-se que a criança/adolescente pode transformar e canalizar sua energia em força positiva para a aprendizagem e socialização, sendo desafiada a tomar consciência sobre seus atos, construindo e reconstruindo conceitos sobre si mesma, seus pares e o contexto onde está inserida. <br /> Para tanto, o objetivo central deste projeto é desenvolver, em crianças e adolescentes, habilidades e competências relacionadas a inteligência emocional, educação financeira, empreendedorismo e inovação, para que consigam lidar com equilíbrio, criatividade e gestão todas as questões que lhe dizem respeito para uma vida próspera.<br /> O Projeto Fênix justifica-se principalmente pela relevância de dois fatores: a) valorização e respeito a individualidade da criança, respeitando seu contexto, porém fazendo-a acreditar que é possível transformar esta realidade para melhor; b) uma vez injetada e sempre abastecida a crença de que todos podem, produzir com a criança formas de cuidar e administrar bem seus ganhos e criar novas possibilidades de investir e aumentar seus recursos. <br /> Contemplar estes aspectos exige um trabalho com as diversas linguagens, oferecendo oportunidades de criação, experimentação e partilha no coletivo com reflexões, experiências e relatos de conhecimentos construídos individual e coletivamente. A integração e conscientização são partes importantes no processo de aprendizagem, desenvolvidas com leveza, reflexão e ludicidade, respeitando o interesse e o tempo de cada criança. A proposta é que ela internalize e tenha superação gradativa de suas dificuldades.<br /> A ação dos sujeitos é proposta como principal desencadeador da aprendizagem e socialização. O diálogo é o instrumento que conduz ao conhecer-se aluno/ professor ou criança/educador. Contudo, ele deve ser entendido como uma experiência existencial, não reduzido ao ato de depositar ideias de um sujeito no outro, muito menos se tornar a simples troca de ideias a serem consumidas (FREIRE, 1981).<br /> Assim, a necessidade de desenvolver a autoestima, que envolve dois conceitos interrelacionados: a auto eficiência e o auto respeito. O primeiro refere-se a confiança que o indivíduo tem na própria capacidade de pensar, de entender e aprender. Enquanto o segundo é a certeza de termos valor e por isso sermos merecedores do sucesso que conquistamos, é convicção do valor que temos enquanto indivíduos (BRADEN, 1995).<br /> Muitas vezes, os adultos que ficam na companhia da criança, seja consciente ou inconscientemente, estraçalham a autoestima quando ameaçam, amedrontam, humilham, expõem ou desfiam negativamente o potencial dela. Por isso, a importância de trabalhar estes temas no sentido de promover o autoconhecimento na criança, sendo esta capaz de identificar ameaças ao seu bem estar e lidar com estas questões de forma leve e independente. <br /> Ao visar o desenvolvimento individual e a contribuição para uma sociedade melhor, o Projeto Fênix passou a incorporar, em 2020, dois temas primordiais: educação financeira e inovação. Ambos são atuais e disseminados entre adultos, porém, no contexto infantil não, inclusive, muitas vezes as crianças são podadas quando a curiosidade surge, criando a falsa ideia de que “isso não é assunto para criança”.<br /> Com metodologia própria, os alunos são desafiados, dentro de suas condições, a otimizar recursos. A educação financeira é aborda noções básicas de receita e despesa, compreensão do trade off entre consumo presente e consumo futuro, além do esforço necessário para aquisição de bens, garantindo que estes conceitos sejam incorporados já no início da formação dos alunos.<br /> Ainda a inovação permeia o “novo” mercado de trabalho, que demanda profissionais atentos, proativos e com audácia de propor soluções para problemas – grandes e pequenos – do cotidiano. O intuito é instigar os alunos ao novo, desafiá-los, fazê-los perceber que possuem potencial para criar, inventar e transformar produtos/espaços. Neste sentido, a autoconfiança, a responsabilidade e o comprometimento serão enaltecidos com crianças e adolescentes que viverem o Projeto Fênix.<br />
Resultados
O Projeto Fênix almeja fazer verdadeira a diferença na vida das crianças que irá acolher, assim como nas suas famílias e no contexto na qual ela está inserida.<br /> Para as crianças, o eixo central do Projeto Fênix propõe o autoconhecimento, construção de valores e identificação de limites. Estes temas desenvolvem na criança a inteligência emocional, uma vez que ao se conhecerem terão mais facilidade para lidar com conflitos e obterão mais êxito nestes. A construção de valores como responsabilidade, cooperação, disciplina, união, solidariedade, entre outros, na idade em que a personalidade da criança está sendo formada será um benefício utilizado pelo individuo e toda sociedade ao longo dos anos. Identificar limites e respeitá-los resultará, com o passar do tempo, em indivíduos mais empáticos e colaborativos, espera-se que transformemos, ainda que em escala reduzida, a sociedade para melhor.<br /> Além do eixo central, o Projeto Fênix alcançará como resultados a construção de conhecimento sólido na área de negócios. Com isso, as crianças (em breve adultos) serão capacitadas para desenvolver problemas, criar soluções e contribuir de forma proativa com o contexto na qual estão inseridas. Caso desejem empreender com seus próprios negócios, terão sido encorajados para isso. Caso optem por atuar em organizações de terceiros, cooperativas ou instituições públicas, também terão sido instigados para fazer a diferença nestes espaços.<br /> Acredita-se na possibilidade de inserção de novos alunos no Projeto Fênix a partir da Etapa 4. A ideia é contemplar mais crianças, a partir dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sicredi, no segundo semestre de 2020. A contextualização e interação destas crianças/famílias no projeto seria feita de forma intensiva, com encontros presenciais ou online. Com estes recursos, o desenvolvimento nos mais diversos aspectos seria viabilizado para indivíduos que por vezes são marginalizados da sociedade. <br /> Indiretamente, também se acredita na influência do projeto. Primeiramente, crianças transmitem o que aprendem e poderão inspirar seus pares a partir do seu comportamento. Isso nos leva a crer que outras crianças, ao conviverem com alunos do projeto, irão se modificar parcialmente seus comportamentos. Iremos observar um efeito multiplicador de boas ações, hábitos, costumes e saberes.<br /> Os resultados também serão observados nos pais, pelo motivo citado anteriormente da transmissão realizada pelas crianças e, também, pelo envolvimento que eles terão com as atividades propostas pelo projeto. Os pais também serão expostos aos temas abordados com as crianças: seja no acompanhamento com as crianças ou atividades e capacitações preparadas especialmente para eles.<br /> Por fim, haverão resultados para a sociedade como um todo que poderá contar com indivíduos prósperos, que saberão defender suas opiniões com respeito, valorizarão as contribuições de seus colegas, pensarão “fora da caixa” com vistas à otimização de recursos, sejam eles quais forem.<br />
LORENA TEREZINHA SCHWENDLER TERNUS
Saudades/SC
Mar/2020
R$ 6.538,00