Sobre o projeto
• Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade da autonomia. • Possibilitar um ambiente acolhedor, dinâmico e recreativo, que visa o desenvolvimento e permanência prazerosa no ambiente escolar. • Desenvolver capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. • Promover a integração entre os aspectos: físicos, emocionais, cognitivos, sociais, culturais e especialmente motores. • Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes. O projeto se justifica pela grande importância que as atividades realizadas em áreas livres tem sobre o desenvolvimento da criança, nesse sentido precisamos disponibilizar de diversos ambientes educativos que envolvam e desenvolvam os conhecimentos dos mesmos. Sendo considerado um grande desafio e nessa nova perspectiva para a maioria das crianças, a instituição de Educação Infantil passa ser a única referência, em termos de espaço físico em que ela pode brincar com segurança usufruindo de diversas áreas de recreação, interagindo com seus pares e é justamente neste contexto educativo que a criança pode vir a se desenvolver.
Resultados
Através do projeto, busca-se melhor socialização dos alunos, seu desenvolvimento físico e psicomotor, emocional e cognitivo, possibilitando um ambiente acolhedor, dinâmico e recreativo, que visa o desenvolvimento e permanência prazerosa no ambiente escolar. Espera-se por meio da vivência das crianças no espaço do playground, atingir os objetivos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) prevê na realização das propostas pedagógicas, principalmente no que tange ao campo de experiência “corpo, gestos e movimentos”, tais como: - (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes. - (EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. - (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações. Além disso, o espaço se constituirá permanente, sendo utilizado em diversos tempos e experiências possíveis às crianças da educação infantil e apresenta grande durabilidade, contribuindo com a sustentabilidade.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Vicente Dutra/RS
Jun/2023
R$ 6.000,00